Atualidade
A conferência anual da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) está agendada para este sábado, 30 de setembro, às 11h00. O evento, que se realiza na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, reúne um conjunto de especialistas para analisar a evolução deste tipo de doenças e para perceber qual será o futuro na prevenção, diagnóstico ou tratamento das doenças oncológicas do sangue.
Os Serviços de Neurologia e de Medicina Física e de Reabilitação do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criaram a nova Unidade Funcional de Neurofisiologia, que visa a avaliação de doenças do sistema nervoso periférico e central, nomeadamente através da realização de eletromiografias e potenciais evocados.
Um estudo pioneiro que envolveu mais de 150 profissionais de saúde sobre os desafios da gestão de doentes com insuficiência cardíaca (IC) apontou lacunas na organização destes cuidados, sobretudo no trabalho em rede entre cuidados de saúde primários e hospitais. “Falta articulação entre vários tipos de cuidados. Claro que na base está uma dificuldade na perceção do impacto que a IC tem na população”, explica o Dr. Jonathan Santos, membro da comissão científica do estudo.
Investigadores da Universidade de Cambridge desenvolveram uma vacina “preparada para o futuro", com uma estrutura antigénica única que confere proteção contra todas as variantes conhecidas do vírus SARS-CoV-2 e outros coronavírus.
Quase metade dos portugueses não teve acesso a cuidados de saúde pelo menos uma vez em 2019, superando a média europeia, de acordo com um relatório hoje, 26 de setembro, divulgado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o ressurgimento de surtos de cólera e que até agora há 24 países com surtos ativos, alguns dos quais registam uma crise grave.
A Sessão Solene do Dia do Farmacêutico de 2023 será organizada pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos (SRN-OF) amanhã, 26 de setembro, a partir das 16h00.
O período de submissão de candidaturas à terceira edição dos Prémios Humanizar a Saúde, uma iniciativa da TEVA, encerram já próximo dia 6 de outubro. Os candidatos têm assim uma última oportunidade de apresentar os seus projetos.
A Gilead Sciences anuncia que a Comissão Europeia (CE) aprovou a utilização de remdesivir em doentes com COVID-19 com compromisso renal grave, incluindo os doentes submetidos a diálise. A aprovação pela Comissão Europeia torna remdesivir no primeiro e único tratamento antiviral autorizado para a COVID-19 que pode ser utilizado em todas as fases da doença renal.
A 3.ª Asthma Summit Session, inserida numa iniciativa lançada pela GSK, realiza-se já no próximo dia 26 de setembro, pelas 21h00, em formato online. A pergunta "Serão os doentes asmáticos todos iguais?" dá mote à sessão que tem como objetivo abordar os vários perfis de doentes asmáticos e dirige-se a todos os especialistas de Medicina Geral e Familiar (MGF) e Medicina Interna.