Atualidade

Um estudo coordenado pela Universidade de Coimbra (UC) evidenciou uma descoberta sobre a Staphylococcus aureus (S. aureus), que poderá ajudar a escolher o melhor antibiótico contra aquela bactéria.

Mais de 300 crianças morrem diariamente por causas relacionadas com a síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA), totalizando cerca de 110 mil só em 2021, indica um relatório global da UNICEF que alerta para a estagnação sem precedentes no combate a esta doença.

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), através da sua Academia, realizou na passada quinta-feira, 24 de novembro, a cerimónia de entrega do “Prémio Científico do HFF” que visa distinguir os melhores trabalhos científicos concretizados no ano anterior no hospital e estimular a investigação clínica.

A CRIAM, uma startup portuguesa, criou um dispositivo portátil menos dispendioso do que os habituais equipamentos para se obter um resultado do tipo de sangue em três minuto. Além de poder contribuir para se chegar facilmente a um resultado de compatibilidade em situações de emergência, permite a redução da dependência do tipo de sangue O-.

Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro do próximo ano, o Porto Palácio Hotel recebe a reunião Perspectivas em Hematologia. As inscrições já estão a decorrer.

Uma vacina experimental contra 20 subtipos de gripe conferiu uma ampla proteção contra estirpes letais do vírus, antevendo-se que possa ser usada como medida preventiva de futuras pandemias da doença, indica o estudo realizados nos Estados Unidos da América.

Um novo tratamento de radioterapia contra tumores, que utilizará radiação de eletrões de alta energia, foi apresentado no Centre Hospitalier Universitaire Vaudois (CHUV), em Lausanne, na Suíça, onde deverá começar a funcionar por volta de 2025.

“De que forma é que o farmacêutico comunitário pode fazer a diferença numa pessoa com enxaqueca?”. Esta é a pergunta de partida que dá mote à iniciativa "Desafios da Enxaqueca"promovida pela Pfizer, que se realiza na próxima quarta-feira, dia 30 de novembro, às 21h00, em formato online.

A Associação Portuguesa para o Estudo da Anemia apelou hoje, 24 de novembro, à sensibilização de doentes e profissionais de saúde para a importância do diagnóstico precoce da anemia, que afeta um em cada cinco portugueses adultos.

O ministro da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, presidiu, esta quarta-feira, dia 23 de novembro, à Cerimónia Comemorativa dos 50 anos da Ordem dos Farmacêuticos (OF). O encontro realizou-se no Museu do Tesouro Real (Palácio Nacional da Ajuda), em Lisboa.

Publicações